24 de maio de 2011

1

Manual de cuidados com peças de couro

Olá Chiques!! Outro dia estava fazendo uma visitinha aos blogs que costumo ver semanalmente e me deparei com uma matéria sobre como conservar peças de couro, sem deixá-las com mofo ou qualquer outro estrago que o tempo e o mal uso podem fazer, no magnífico chic, de Gloria Kalil. O dossiê de couro, como o post se referia, contava com as dicas mais questionadas por todas nós. Como no inverno, principalmente, as jaquetas de couro são retiradas do fundo do armário, achei essencial o conhecimento de todos esses cuidados especiais que o material exige.



O post foi iniciado com uma apresentação dos tipos de couro que existem: O couro legítimo, de origem animal, submetido por processos artesanais ou industriais para que toda a resistência pimitiva seja mantida. O "couro" sintético, que é obtido a partir de processos industriais com componentes químicos, menos resistente.
E, por fim, o "couro" vegetal,feito à base de látex natural.

Seguido da apresentação, a conservação é o básico para manter uma peça de couro nova. O couro legítimo precisa de ventilação para que ele não mofe, ou perca a cor original. Por isso, de vez em quando é bom colocá-lo para "pegar um ar", além de evitar guardá-lo em sacos plásticos e sempre antes de retornar a peça a um lugar seco tirar o pó do ambiente com um pano macio ou flanela. Normalmente é mais adequado colocá-lo em cabides, mas quando forem sapatos, bolsas e acessórios, os saquinhos de TNT são mais aconselháveis.

A limpeza, diferente de muitas outras peças que podem ser colocadas na máquina de lavar e em seguida estendidas no sol, o material requer uma certa atenção, como levá-lo à lavanderias especializadas, usar produtos de limpeza específicos, de forma alguma álcool. A aplicação do produto deve seguir uma ordem:
tire o excesso do pó ou sujeiras superficiais com pano limpo, seco e macio; aplique o produto de limpeza (em gel ou aerosol);  espere secar. Para os sapatos, complemente com graxa ou mousse e para bolsas, com um protetor para prolongar a limpeza (somente para couros lisos, camurça e nobuck).

Avisos Importantes:
  • "Passar com um ferro à 100°C protegendo com um tecido branco e limpo por cima", avisa Patrícia, especialista em peças de couro, que participou da matéria do post do blog de Glória Kalil. Mas vale ressaltar: dependendo da marca o couro marcado não tem recuperação, então guarde sempre as peças em cabides para evitar esses danos.
  • Tenha um enorme cuidado com o couro na chuva, o melhor a fazer é fugir dela!Lembre-se: o couro molhado pode mofar.
  • Para artigos em verniz, utilize produtos específicos para esse material para evitar manchas e destruição do brilho. Para roupas em couro sintético ou vegetal, use apenas água e sabão. Após, secar à sombra (nunca no sol).
Gostaram das dicas meninas? Muito úteis! Quem quiser dar uma conferida em um post que eu fiz sobre como usar short de couro à noite é só clicar aqui.

Por fim, um look com jaqueta, short e bota, tudo à base de couro:

Um comentário: